segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os prós e contras quando o assunto é a estética nos dentes


                Dentistas alertam para os cuidados que as pessoas devem ter ao optar por clareamento dentário

Com o tempo os nossos dentes vão escurecendo e aquele sorriso que era branco vai ficando amarelo. Isso ocorre devido aos diversos traumas como bruxismo, cárie, a mania de roer unhas, entre outros. Alimentos com pigmentos fortes - como vinho tinto, beterraba, café, molho de tomate, refrigerante, cigarros, mostarda, chás - quando consumidos com muita freqüência podem manchar os dentes.  Mas isso tem solução e para acabar com amarelado dos dentes, muitos recorrem ao clareamento artificial, que pode chegar a custar bem caro.

Para a odontologista Mariana Costa, o procedimento requer cuidados antes, durante e depois do tratamento e avisa que não há contra indicação. “A maioria dos pacientes quer um efeito branco imediato. O alerta é que para ter um resultado mais eficaz é preciso usar o laser e o tratamento caseiro juntos”, afirma. Mariana ressalta, ainda, que para todo procedimento estético existe um limite. “O dente funciona como um organismo vivo. Por isso, devemos ter um cuidado especial, pois em um determinado momento, a aplicação do produto não clareia ainda mais os dentes. Se insistir em continuar o procedimento, o gel clareador aumentará a porosidade do esmalte dentário”, explica. Esta sensibilidade pode acarretar consequências graves como até mesmo fratura nos dentes.

Antes de iniciar o tratamento, o interessante é que o paciente passe por um exame cuidadoso.  É bom evitar dentes com cáries, com próteses mal adaptadas e problemas como a gengivite, pois não podem ser submetidos ao processo, explica Costa. O gel usado no clareamento é um ácido forte, à base de oxigênio, e se aplicado em uma parte já debilitada do dente, pode causar sérias complicações. “Não faça essa técnica muito cedo, pois pode danificar os esmaltes do dente”, alerta Mariana.

Há um ano, a comerciante Regina do Nascimento, 42 anos, se submeteu ao clareamento dentário.  Por ser fumante há muito anos, o seus dentes ficaram muito amarelos, então resolveu fazer o clareamento a laser. E diz que não se arrepende. “Agora me sinto mais confiante até para sorrir, só de não ver mais aquele amarelado, me sinto bem”, desabafou.

No caso de Giovanna Mendes, ela optou por fazer o tratamento caseiro que faz menos mal aos dentes, já que era apenas por motivo estético. Giovanna aprova o tratamento. “Faria tudo novamente, meus dentes ficaram bonitos e naturais, como eu queria”, diz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário