quinta-feira, 24 de maio de 2012


Tudo liso – a moda das escovas progressivas

Para se encaixarem nos padrões de beleza estabelecidos pela mídia as mulheres têm, cada vez mais, buscado por novas técnicas capazes de alisar os cabelos. Mesmo com campanhas incentivando as pessoas a assumirem seus traços, a maioria abre mão dos cachos e lota salões de beleza, muitas vezes colocando a saúde em risco.
          Quando o assunto é alisar os cabelos, existem receitas e produtos para todos os gostos. Escovas inteligentes, escova de morango, de chocolate, marroquina, americana, entre outras, dividem opiniões sobre o que é mais importante: segurança ou resultado satisfatório. O proprietário do salão de beleza Espaço A, André Canudos, afirma que as fórmulas estão sendo aperfeiçoadas para não agredir a saúde das clientes. “Todos sabem que o que alisa o cabelo, principalmente os mais difíceis, é o formol. Antigamente os salões queriam agradar as clientes, mas hoje já entendem que também é importante cuidar da saúde”.
         Segundo Canudos, é cada vez maior o número de salões que se recusam a alterar as fórmulas acrescentando formol ou outros produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, o percentual permitido pela Agência é de 0,2%.
          Mesmo não tendo certeza de que os produtos usados no salão que frequenta são confiáveis, a engenheira Bruna Guimarães não abre mão da escova progressiva. Ela conta que desde que descobriu a técnica, há seis anos, faz pelo menos uma sessão a cada cinco meses. “Eu sei que muitas pessoas já tiveram problemas, mas não suporto meu cabelo muito cacheado. Prefiro correr o risco”, conta.

                                                           Bruna Guimarães


               
                Já a advogada Marianna Brandão faz questão de conhecer cada produto utilizado no processo de alisamento. “Eu faço progressiva há muito tempo, e sempre tive o cuidado de conhecer o que está sendo usado. Não vale à pena colocar a vida em risco apenas para ter uma aparência melhor, acho que essa ditadura da beleza ainda vai acabar com a vida de muita gente”, afirma.
                O alerta do dermatologista Valdiner Facci é que não se tente realizar esse tipo de tratamento em casa. “Diferentemente das hidratações, que não necessitam maiores cuidados e não envolvem compostos de risco, as escovas progressivas agridem a estrutura capilar e, se não utilizadas corretamente, podem causar irritação, queimaduras, intoxicação e, em casos extremos, pode levar à morte”.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta mentira em um lugar só! Eu sou a Bruna Guimarães e essas fotos são minhas, roubadas sem autorização. Nunca falei isso que está no texto e uso meu cabelo cacheado. Você tem noção que isso pode levar a processo? Se quer fazer um blog, faz mas com coisas reais. Não coisas inventadas por sua cabeça.

    ResponderExcluir