quinta-feira, 8 de março de 2012

A vaidade no universo masculino

Depilação, botox, peelings ou lipoaspiração são alguns dos tratamentos que se tornam cada dia mais procurados entre os vaidosos homens

Aquele velho discurso de que clínicas ou salões de beleza eram redutos femininos não podem mais ser propagados. Atualmente mulheres e homens têm competido por espaço em centros de estética. O público masculino tem encarado o assunto beleza como uma de suas prioridades na busca por artifícios para melhorar a autoestima.

De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a beleza é um mercado promissor no Brasil. Dados apontam que o País é o terceiro mercado de cosméticos mundial e tem gerado não apenas renda, mas estudo para empresas que desenvolvem cosméticos.

"O homem do século XXI
é moderno e tem quebrado tabus"
A nova geração de homens vaidosos, popularmente conhecidos como "metrossexuais", tem uma difícil aceitação na sociedade preconceituosa. Segundo Cassiano Ricardo, 35 anos e corretor, “o cuidado com a aparência não tem nenhuma ligação com a opção sexual. Sou hétero e não gosto do preconceito estipulado pela população. É preciso diferenciar a vaidade do homossexualismo”, explica.


Barata e acessível, a depilação de barba, abdômen, costas, pernas, coxa e até mesmo da parte íntima não é mais o temor dos homens. Considerada amiga de longos anos das mulheres, a depilação, seja com cera ou definitiva, tem sido o procedimento mais buscado pelos homens de diferentes classes sociais. "Acho besteira dizer que homem vai ser menos másculo porque se depila. O homem do século XXI é moderno e tem quebrado tabus", diz Cassiano.

Mesmo com toda essa mudança moderna nos hábitos masculinos ainda existem pessoas que defendem posturas clássicas: homem só deve cortar as unhas, usar desodorante, fazer a barba, malhar e pagar as contas.

Segundo Anna Maria Carvalho, profissional de estética e massagens, o básico para as mulheres tornou-se também o básico para os homens. Para ela, não basta ter os cuidados diários é preciso que essa rotina seja bem feita: “eles querem relaxar com a massagem e cuidar da pele com a limpeza. Não existe mal nisso. Qual mulher que não quer o namorado ou marido bem cuidado? O mais legal de tudo é receber os casais que vem juntos, um ótimo programa em casal”, diz.

Para o dermatologista Haitham Alli, esse aumento significativo pelos tratamentos tem explicação: “assim como as mulheres querem ser bonitas e elegantes os homens passaram a ter essa necessidade de serem considerados bonitos. O importante é não deixar essa vaidade sair do controle”.

Alessandro Albuquerque
Empresário do ramo da moda em Brasília
Além das depilações outro cuidado são as marcas de expressão que aparecem no rosto. Provocadas pela ação dos músculos que geram as expressões faciais, as rugas aparecem com o chegar da idade e os repetitivos movimentos ao longo dos anos. Para que não fiquem tão evidentes os homens costumam preferir tratamentos rápidos, práticos e, sempre que possível, sem cortes.

O empresário Alle Albuquerque, 33 anos, diz que não mede esforços quando o assunto é a sua vaidade. Já fez diversos tratamentos sem corte, mas achou que era preciso mais, se submeteu a lipoaspirações e diz que não se arrepende. "Gosto de me olhar no espelho e me sentir bem. Até mesmo porque lido com o público, imagem é tudo".

O médico e especialista em cirurgias plásticas Dr. Luis Fernando Gomes acredita que é importante que homens e mulheres entendam que limites são necessários para que não haja um arrependimento futuro. Ele esclarece quais os pacientes que devem se submeter às cirurgias: “Os mais indicados para são os que procuram melhoras e não perfeições. Eles devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis e realistas em suas expectativas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário