quinta-feira, 24 de maio de 2012


Tudo liso – a moda das escovas progressivas

Para se encaixarem nos padrões de beleza estabelecidos pela mídia as mulheres têm, cada vez mais, buscado por novas técnicas capazes de alisar os cabelos. Mesmo com campanhas incentivando as pessoas a assumirem seus traços, a maioria abre mão dos cachos e lota salões de beleza, muitas vezes colocando a saúde em risco.
          Quando o assunto é alisar os cabelos, existem receitas e produtos para todos os gostos. Escovas inteligentes, escova de morango, de chocolate, marroquina, americana, entre outras, dividem opiniões sobre o que é mais importante: segurança ou resultado satisfatório. O proprietário do salão de beleza Espaço A, André Canudos, afirma que as fórmulas estão sendo aperfeiçoadas para não agredir a saúde das clientes. “Todos sabem que o que alisa o cabelo, principalmente os mais difíceis, é o formol. Antigamente os salões queriam agradar as clientes, mas hoje já entendem que também é importante cuidar da saúde”.
         Segundo Canudos, é cada vez maior o número de salões que se recusam a alterar as fórmulas acrescentando formol ou outros produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, o percentual permitido pela Agência é de 0,2%.
          Mesmo não tendo certeza de que os produtos usados no salão que frequenta são confiáveis, a engenheira Bruna Guimarães não abre mão da escova progressiva. Ela conta que desde que descobriu a técnica, há seis anos, faz pelo menos uma sessão a cada cinco meses. “Eu sei que muitas pessoas já tiveram problemas, mas não suporto meu cabelo muito cacheado. Prefiro correr o risco”, conta.

                                                           Bruna Guimarães


               
                Já a advogada Marianna Brandão faz questão de conhecer cada produto utilizado no processo de alisamento. “Eu faço progressiva há muito tempo, e sempre tive o cuidado de conhecer o que está sendo usado. Não vale à pena colocar a vida em risco apenas para ter uma aparência melhor, acho que essa ditadura da beleza ainda vai acabar com a vida de muita gente”, afirma.
                O alerta do dermatologista Valdiner Facci é que não se tente realizar esse tipo de tratamento em casa. “Diferentemente das hidratações, que não necessitam maiores cuidados e não envolvem compostos de risco, as escovas progressivas agridem a estrutura capilar e, se não utilizadas corretamente, podem causar irritação, queimaduras, intoxicação e, em casos extremos, pode levar à morte”.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os prós e contras quando o assunto é a estética nos dentes


                Dentistas alertam para os cuidados que as pessoas devem ter ao optar por clareamento dentário

Com o tempo os nossos dentes vão escurecendo e aquele sorriso que era branco vai ficando amarelo. Isso ocorre devido aos diversos traumas como bruxismo, cárie, a mania de roer unhas, entre outros. Alimentos com pigmentos fortes - como vinho tinto, beterraba, café, molho de tomate, refrigerante, cigarros, mostarda, chás - quando consumidos com muita freqüência podem manchar os dentes.  Mas isso tem solução e para acabar com amarelado dos dentes, muitos recorrem ao clareamento artificial, que pode chegar a custar bem caro.

Para a odontologista Mariana Costa, o procedimento requer cuidados antes, durante e depois do tratamento e avisa que não há contra indicação. “A maioria dos pacientes quer um efeito branco imediato. O alerta é que para ter um resultado mais eficaz é preciso usar o laser e o tratamento caseiro juntos”, afirma. Mariana ressalta, ainda, que para todo procedimento estético existe um limite. “O dente funciona como um organismo vivo. Por isso, devemos ter um cuidado especial, pois em um determinado momento, a aplicação do produto não clareia ainda mais os dentes. Se insistir em continuar o procedimento, o gel clareador aumentará a porosidade do esmalte dentário”, explica. Esta sensibilidade pode acarretar consequências graves como até mesmo fratura nos dentes.

Antes de iniciar o tratamento, o interessante é que o paciente passe por um exame cuidadoso.  É bom evitar dentes com cáries, com próteses mal adaptadas e problemas como a gengivite, pois não podem ser submetidos ao processo, explica Costa. O gel usado no clareamento é um ácido forte, à base de oxigênio, e se aplicado em uma parte já debilitada do dente, pode causar sérias complicações. “Não faça essa técnica muito cedo, pois pode danificar os esmaltes do dente”, alerta Mariana.

Há um ano, a comerciante Regina do Nascimento, 42 anos, se submeteu ao clareamento dentário.  Por ser fumante há muito anos, o seus dentes ficaram muito amarelos, então resolveu fazer o clareamento a laser. E diz que não se arrepende. “Agora me sinto mais confiante até para sorrir, só de não ver mais aquele amarelado, me sinto bem”, desabafou.

No caso de Giovanna Mendes, ela optou por fazer o tratamento caseiro que faz menos mal aos dentes, já que era apenas por motivo estético. Giovanna aprova o tratamento. “Faria tudo novamente, meus dentes ficaram bonitos e naturais, como eu queria”, diz.




sexta-feira, 4 de maio de 2012

Moda Plus Size: onde os magros não tem vez



Traduzir, ao pé da letra, a expressão “plus size” ficaria: Plus = mais; size:= tamanho, ou seja, mais tamanho. No entanto, estamos falando de tamanhos grandes, roupas com marcações GG e mulheres que não escondem sua beleza por trás dos panos.
A modelagem tradicional das grifes varia entre 36 ao 44, em algumas,mais sofisticadas, somente até o 42 . Mas as mulheres que lutaram contra a obesidade durante anos exigiram a inclusão dos manequins “EX” (extra grandes), que variam entre o 44 ao 60,e hoje podem desfrutar da moda “Plus Size”.
Status:Feliz
"Sou elogiada" afirma  Simone Martins. Foto:arquivo pessoal
A secretária, Simone Martins, 29 anos, conta que ser gordinha e vaidosa sempre foram características marcantes, e nem por isso a carioca se abalou: “Sou ‘fofinha’desde a adolescência, sempre briguei com o meu peso, e sempre fui vencida por ele. Isso nunca abalou minha auto estima. Minha vida sempre foi normal, como a de qualquer mulher”. Simone sabe dosar para não cair no ridículo, e o melhor de tudo é que ela sabe se valorizar. Amor próprio e bom senso, a combinação perfeita para viver com uma única preocupação: ser feliz.“Sou vaidosa na medida certa. Não me privo de usar nada por achar que não combina com o meu corpo. Uso roupas curtas, decotes, e me sinto bem. E sou elogiada. Evito apenas cores muito estampadas, mas uso de tudo!” . 

Bárbara Monteiro, coroada no "Miss Brasil Plus Size" (Foto: divugação)




E ela não está sozinha, os novos cortes nas roupas exigiram novas modelos no mercado, mulheres lindas e, claro, cheinhas. Exemplo da nova tendência é a Miss Brasil Plus Size, Bárbara Monteiro, de 37anos, que apesar de residir no Cruzeiro-DF, defendeu o estado do Mato Grosso do Sul, no Concurso Nacional Plus Size. “ Não faço apologia à obesidade, eu faço apologia à mulher se sentir bem, com seu corpo”. A modelo faz aulas de dança do ventre e não descuidada saúde.

Guarda-Roupas
A dificuldade para encontrar roupas transadas, modernas e com bom caimento nos corpos mais rechonchudos era motivo de frustração em muitas mulheres. Marcas mundialmente famosas como Victoria Secrets e OneStopPlus tomaram partido e lançaram coleções voltadas para o público GG, que logo foi seguido por marcas menos consagradas. De lingeries à roupas urbanas, aos poucos as roupas cresceram sem perder o glamour. “Hoje consigo encontrar roupas bonitas que me caem bem em lojas mais acessíveis. Antigamente isso era bem difícil,as roupas maiores não tinham um bom corte ou “charme”, afirma a publicitária de 26 anos, Mariana Lyra.
Mariana aprova a popularização do estilo Plus Size.(Foto: arquivo pessoal)

A consultora da loja Cori, Renata Holanda, sugere na hora de se vestir:
-Decotes V (evitar alcinhas);
- Blusas mais longas, que ultrapassem a linha do quadril devem ser usadas com legging;
- Evitar botas de cano alto;
- Camisas um pouco acinturadas;
- Tecidos com pequenas estampas, de preferência de fundo escuro;
- Recortes verticais;
- Cores mais escuras, sem brilho próximo as quadris.


(Foto: divulgação)
O padrão de beleza importante a ser considerado é o estilo próprio e a personalidade. Assim como um corte de cabelo, cada mulher sabe o que a faz feliz.